Central de atendimento: (43) 3375 4701

Londrina-Pr | Brasil

Dermatite ou Alergia de Contato
out 19

Dermatite ou Alergia de Contato

Dermatite ou Alergia de Contato

Esta patologia compreende a uma inflamação aguda ou crônica da pele causada pelo contato com alguma substância que atua como sensibilizante ou como irritante. Só irá ocorrer à irritação devido a uma pré sensibilização pela substância que constitui o alérgeno. A inflamação compreende neste caso a uma reação exagerada do sistema imunológico a uma substância que, em geral, é inofensiva ao organismo.
Dados do Ministério da Saúde apontam que 35% da população brasileira, quase 60 milhões de pessoas, têm algum tipo de sensibilidade alérgica. Sendo um dos principais fatores o vínculo hereditário.
É possível ocorrer esta alergia com tudo o que entra em contato com a pele, desde plantas (urtiga, carvalho), substâncias químicas (jóias, couros, tecidos, tintas, detergentes, sabonetes), medicamentos (antibióticos, anestésicos, formol), entre muitos outros.
A pré sensibilização geralmente ocorre devido a uma relação de um trauma emocional vivido junto ao contato com a substância referente ao alérgeno.
A alergia associada a determinados medicamentos, pode estar relacionada à ter que tomar um medicamento imposto contra a vontade, ou o fato de ter de tomá-lo estar relacionado a um perigo de morte vivida.
Há pessoas que apresentam alergias após entrar em piscinas, são as ditas “alergias ao cloro”. Entretanto, o que tenho observado é o grande fator de problemas de afogamentos e perca de contato com algo que as protegiam, como bóias, prancha de surf, ou mesmo de outra pessoa. Sempre o local de alergia esta relacionado ao local de contato do objeto ou pessoa protetora.
Tendo em vista as relações expressas aqui, com a Microfisioterapia podemos encontrar a associação de condicionamento vivido pela pessoa alérgica e o produto alérgeno. Podendo, a partir de então, encontrar a causa e efeito da alteração, e conseguir estimular a correção.

admin

Fechado para comentários.